“Novos” arranjos na prática pedagógica e a (re) organização do ensino de química no contexto da reforma do Ensino Médio
Prática Pedagógica; Base Nacional Comum Curricular; Novo Ensino Médio; Ensino de química; Trabalho pedagógico.
A pesquisa tem como tema o Ensino Médio e como objeto os desdobramentos do Novo Ensino Médio (NEM), orientado pela Lei n. 13.415/2017, e de que maneira afeta o trabalho pedagógico e o componente curricular química. O objetivo geral da pesquisa é analisar o trabalho pedagógico de professores de química a partir das proposições: dos documentos oficiais, da Lei n. 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Base teórico-metodológica é o Materialismo Histórico-dialético (Kosik, 2009; Kopnin, 1993), o tipo de abordagem qualitativa (Creswell, 2007; Severino, 2007), tipo de pesquisa: Bibliográfica e Documental (Severino, 2007) e, a técnica de pesquisa é Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Os desdobramentos revelam que as políticas educacionais devem estar pautadas na garantia de direitos educacionais, caso contrário representa retrocessos e perda de direitos sociais que foram conquistados após um período ditatorial no Brasil, e, por tanto associam-se a possíveis prejuízos também a formação de professores. Revela ainda que existe uma tendencia dos grupos políticos de extrema direita de propor movimentos e projetos educacionais pautados fortemente na Teoria do Capital Humano e em modelos de administração científica baseados na produtividade e aceleração de formação tal qual o modelo taylorista-fordista.