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Banca de DEFESA: MIRIAM AIDA DA SILVA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRIAM AIDA DA SILVA SOARES
DATA: 26/06/2024
HORA: 15:30
LOCAL: NEB
TÍTULO:

 

PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORAS NO CONTEXTO DE BERÇÁRIO REGISTRADAS NOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS DE BEBÊS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELÉM-PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Prática Curricular. Bebês com Desenvolvimento Atípico. Berçário


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de investigação práticas curriculares de professoras no
contexto de berçário com bebês com desenvolvimento atípico em uma Unidade de Educação
Infantil em Belém do Pará. Tem por objetivo analisar as singularidades que constituíram as
práticas curriculares das professoras do berçário da UEI Wilson Bahia de Souza, considerando
que as documentações registram as escolhas feitas pelas professoras no desenvolvimento das
práticas curriculares. Diante disso surgiu o seguinte problema: De acordo com os registros
oriundos da documentação pedagógica, que singularidades constituíram as práticas
curriculares produzidas pelas professoras do berçário da UEI Wilson Bahia de Souza diante
da presença de bebês com desenvolvimento atípico? O problema se desdobra em duas
questões norteadoras: 1. O que as professoras registram sobre suas práticas curriculares na
interação com bebês com desenvolvimento atípico em turmas de berçário? 2. Que linguagens
as professoras do berçário priorizam em suas práticas para trabalharem junto aos bebês com
desenvolvimento atípico? Trata-se de uma pesquisa desenvolvida em uma abordagem
qualitativa, do tipo estudo de caso. No que se refere às técnicas, os instrumentos utilizados
para a produção de dados foram as documentações pedagógicas das turmas de berçário 2. No
tratamento de dados e na análise, utilizou-se como técnica a análise de conteúdo, no qual se
obteve 2(dois) eixos temáticos: Seleção e organização do conteúdo e situações de
aprendizagem e Espaço como elemento curricular. Como resultado, identificou-se que as
singularidades das práticas curriculares das professoras do berçário se constituíam por meio
da escuta sensível e das escolhas que as professoras manifestaram. Diante disso, é essencial
compreender que as práticas curriculares nas turmas de berçário ocorrem de maneiras
diversas, e que as professoras buscam garantir aos bebês a participação efetiva, o que lhe
atribuiu protagonismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAUJO MESQUITA
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - WASHINGTON CESAR SHOITI NOZU
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 17:50
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