O CURRÍCULO DA/PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO IMPLEMENTADO EM UMA ESCOLA DO ESPAÇO RURAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA/PA
Ilha do Marajó; Educação do Campo; Currículo; Estudo de Caso; Justiça Curricular.
A Educação do Campo como projeto de educação para os povos do campo, das águas e das florestas questiona o movimento de padronização da escola nos moldes da educação urbana e capitalista, e reivindica uma educação do/para o Campo de qualidade e socialmente referenciada. Nessa direção, o currículo escolar como expressão dos conhecimentos socialmente produzidos não poderá abster-se das singularidades presentes nas instituições escolares localizadas no espaço rural. Ciente disso, a presente dissertação trata-se de um estudo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF de Cururu localizada no espaço rural do município de Salvaterra/PA na ilha do Marajó, que teve como objeto de investigação “o currículo da/para a Educação do Campo implementado pela EMEF de Cururu localizada no município de Salvaterra/PA”. Para tanto, a pesquisa busca responder ao problema central: Que currículo a EMEF de Cururu implementa para a escolarização de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental do campo? Como objetivo geral propomos analisar o currículo implementado pela EMEF de Cururu para a escolarização de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental do campo. Os autores utilizados para fundamentação teórica foram Freire (1996), Arroyo (2009; 2011), Caldart (2001; 2008; 2012), Lima (2013), Forquin (1993), Sacristán (2003), Moreira e Candau (2007) e Santomé (2011), Roldão (2018), dentre outros. A metodologia de pesquisa empregada teve abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen, 2012), sendo uma pesquisa do tipo estudo de caso (Yin, 2001; André, 2005)) com utilização da entrevista aberta e da pesquisa documental como fonte de dados. Para o tratamento destes, foi utilizada a análise de conteúdo temática conforme ponderações de Franco, (2005) e Bardin (2011). Pela análise, foi possível definir como resultado que o currículo implementado pela EMEF de Cururu é culturalmente orientado e está alinhado à perspectiva da justiça curricular, na medida em que, valoriza as identidades dos educandos da vila pesqueira, os saberes tradicionais da comunidade e compreende a necessidade de uma organização escolar própria devido às singularidades culturais e econômicas travadas na relação sujeito-trabalho-natureza.