A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO PROCESSO ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DE 2008 A 2022
Currículo; Transtorno do Espectro Autista; Escolarização; Ensino Fundamental; Estado do Conhecimento.
A presente pesquisa articula os campos do currículo e da educação especial e centra-se no
tema: o currículo no processo de escolarização de alunos público-alvo da Educação especial
(PAEE). Nesse contexto, adotamos enquanto objeto dessa investigação, a produção do
conhecimento em teses e dissertações disponibilizadas no Portal de Teses e Dissertações da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre a seleção e
organização do currículo para a escolarização de alunos com TEA no ensino fundamental no
período 2008 a 2022. O objetivo geral centra-se em analisar como a seleção e organização do
currículo para a escolarização de alunos com TEA vem sendo discutido nas teses e
dissertações, dos programas de pós-graduação em Educação, Currículo e Educação especial,
no período de 2008 a 2022. Para tanto, foi realizada a busca no Catálogo de Teses e
dissertações intentando respostas para a questão central que direciona a pesquisa, a saber, o
que revelam as teses e dissertações disponibilizadas no banco da CAPES, no período de 2008
a 2022, sobre a seleção e organização do currículo no processo de escolarização de alunos
com TEA no ensino fundamental? O estudo tem uma abordagem qualitativa e consiste em
uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Para a análise dos dados foi
utilizada a técnica de análise do conteúdo.