CAMINHOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: uma análise da disciplina escolar em
escolas secundárias paraenses no período de 1930-1945
Geografia escolar. Ensino de Geografia. Era Vargas. História social.
Tendo em vista que a ciência geográfica brasileira relegou a segundo plano os assuntos
referentes ao ensino da geografia nas escolas ao longo de sua trajetória e pouco revelou os
sentidos das finalidades e os agentes envolvidos em sua constituição nas instituições de
ensino, principalmente no tocante a geografia ministrada nas escolas secundárias brasileiras
no período Vargas, realiza-se uma pesquisa sobre a implementação da geografia moderna
escolar no período Vargas (1930-1945), através do currículo oficial e das propostas advindas
do meio acadêmico. Para isso, busca-se analisar o processo de implementação da Geografia
Escolar moderna no currículo da escola secundária no estado do Pará no momento de
execução das propostas educacionais preconizadas pelo governo de Getúlio Vargas. Para
atender os objetivos do trabalho tem-se como objetivos específicos Identificar os documentos
oficiais que sinalizam a implementação dos conteúdos da Geografia Escolar moderna nas
escolas secundárias paraenses, traçar um perfil do ensino secundário paraense no período de
1930 a 1945 e sobretudo levantar dados dos livros didáticos de geografia utilizados no ensino
secundário paraense durante o Governo Vargas. Com isso, realiza-se uma pesquisa do tipo
histórica baseada nos princípios do paradigma do materialismo cultural, acrescentando a
pesquisa documental para levantamento dos dados e análise de conteúdo para diagnóstico dos
dados referentes à história da disciplina escolar geografia. Espera-se com isso trazer à tona o
percurso das mudanças e permanências no seio da disciplina geografia nas escolas paraenses.