O SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO GOVERNO HÉLIO GUEIROS: uma análise a partir da categoria inovação educacional
Políticas Públicas. Desenvolvimento Humano. Inovação educacional. RUEDS.
A presente pesquisa em andamento possui como objeto de estudo o processo de criação da Rede de Unidades de Educação para o Desenvolvimento Sustentável - RUEDS instituída em 1996 no município de Belém, durante a gestão de Hélio Gueiros (1993-1996). Objetiva-se analisar esta Rede à luz da categoria Inovação Educacional. A questão que se levanta é a seguinte: em que medida se pode afirmar que esta RUEDS constituiu-se como uma realização inovadora no campo educacional no município de Belém. A dinâmica investigativa se insere no contexto da década de 1990, período da institucionalização da proposta educacional da RUEDS. Para isso utilizou-se uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa histórica com utilização de documentos e dados bibliográficos. Precisamente, a investigação se desenvolveu com a contextualização das políticas públicas para a garantia do desenvolvimento humano, econômico e ambiental, perpassando pelas ações governamentais que os legitimam e adentrando em um movimento que se insere nas demandas da agenda dos organismos internacionais, como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU).