A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TUCURUÍ: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA META 3 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Plano Municipal de Educação. Universalização da Educação. Município de Tucuruí.
A questão da universalização da educação não é um tema novo no Brasil. Essa é uma pauta recorrente das políticas educacionais brasileiras. O presente trabalho busca analisar o estágio atual do processo de efetivação da universalização do ensino fundamental enquanto meta do Plano Municipal de Educação do Município de Tucuruí, promulgado em 2012 (metas 3). A metodologia orienta-se pela abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa documental e de campo como estratégia de recolhimento de evidências para alcançar os objetivos de pesquisa. O percurso metodológico se inicia com a revisão bibliográfica e a realização de recolhimento de documentos. Na pesquisa de campo fez-se uso de entrevistas do tipo semiestruturadas tendo como sujeitos entrevistados o Secretário Adjunto de Educação e um diretor de escola e o seu coordenador pedagógico. Também foram ouvidos o representante do Conselho Municipal de Educação e um membro do sindicato local. A análise de conteúdo foi a técnica usada para tratar as informações recolhidas, efetuando a pré-análise, a exploração do material e, por fim, a análise ou interpretação dos dados. Os resultados revelaram que o processo de efetivação da meta de universalização do ensino fundamental apresenta fragilidades, sobretudo por meio das limitações impostas pelas precárias condições de infraestrutura, que se constituem em um entrave para a oferta de uma educação de qualidade no município.