AS PARTICULARIDADES DA CRIANÇA ANANI NA PRÁTICA CURRICULAR: reflexões em narrativas docentes
Crianças; Currículos de Educação Infantil; Práticas Curriculares; Educação Ambiental
A presente dissertação traz um estudo sobre como os professores reconhecem as particularidades e especificidades culturais das crianças no processo de construção das práticas curriculares na Escola Ecológica Municipal Ana Maria da Silva Souza, localizada no município de Ananindeua. Para sua concretização, participaram 6 professores da Educação Infantil. As principais referências para o estudo foram de Apple (2017), Connelly, Clanddinin (2011), Lopes, Macedo (2011), Fochi (2020, 2019), Kramer (2006, 2022, 1997), Moraes (2020, 2006), Rodrigues (2016), Sacristán (2013, 2017), Sarmento (1997,2015), Oliveira (2012, 2019, 2010) e Vygotsky (2007, 2009). Assim, realizou-se uma pesquisa narrativa orientada pelo enfoque qualitativo, tendo como instrumento as entrevistas narrativas. A análise das informações emergiu na sistematização das seguintes categorias: o currículo e as particularidades da criança, a construção das práticas curriculares e interface da educação ambiental na Educação Infantil. Constatou-se a partir dos primeiros resultados que as particularidades das crianças são descritas nas narrativas docentes, tendo a escuta da criança como princípio a ser considerado na construção das práticas curriculares, destacando o papel social da educação ambiental para construção da cidadania, contudo as reflexões ainda nos trazem questionamentos e reflexões sobre como são na prática cotidiana desenvolvidas práticas curriculares democráticas que reconheçam a criança como ser único. Por esse motivo, observamos a necessidade de promover mudanças em relação às práticas curriculares desenvolvidas, a fim de proporcionar às crianças uma educação de qualidade