TRAJETÓRIA DE JOVENS DE COMUNIDADES POPULARES ATENDIDOS PELO PROJETO CIRCUITO DE LEITURA: LENDO PARA SER FELIZ.
Leitura. Juventudes. Comunidades Populares.
O presente texto dissertativo intitulado,“Trajetória de Jovens de Comunidades Populares atendidos pelo Projeto Circuito de Leitura: lendo para ser feliz”, objetiva analisar a trajetória dos jovens pertencentes às comunidades Populares atendidos pelo Projeto Circuito de Leitura: lendo para ser feliz identificando as possíveis contribuições político-educacionais do Programa em suas trajetórias de vida. Metodologicamente, o trabalho será desenvolvido a partir da História Oral de Vida, em uma perspectiva histórica. A coleta de dados iniciou com a revisão bibliográfica; um estado do conhecimento sobre as dissertações dos Programas de Pós-Gradução do Estado do Pará sobre a temática, posteriormente foi realizada uma análise documental com fontes do arquivo do Programa Circuito de Leitura e as incursões sobre as trajetórias de vida dos jovens participantes do Projeto se darão após o exame de qualificação, guiadas pelas orientações de Thompson (1992) e Sarat e Santos (2010) e as entrevistas serão tratadas mediante análise de conteúdo, ancoradas em Bardin (1979). Conclui-se que as pesquisas realizadas na Pós-Graduação a nível de mestrado no estado do Pará, que relacionem juventudes e leitura são escassas, bem como a análise dos documentos do Programa permitem inferir que o projeto pode ser uma importante ferramenta para a democratização do acesso a leitura nas comunidades populares e que por meio disso pode contribuir com a formação dos sujeitos pertencentes a esses espaços.