A Gestão Pedagógica do Ensino Médio de Tempo Integral em Abaetetuba/PA
gestão pedagógica; organização do trabalho pedagógico; ensino médio de tempo integral.
O trabalho apresenta como objeto de estudo e como título A Gestão Pedagógica do Ensino Médio de Tempo Integral em Abaetetuba/PA, em que busca analisar a prática e a organização do trabalho pedagógico no contexto da Política de Fomento ao Ensino Médio de Tempo Integral, tomando como referência duas principais concepções em disputa - a democrática e a gerencial. Procura apreender características do novo modelo de gestão pública, que permite a relação público-privada, promovendo mudanças de objetivos, estrutura, organização e planejamento do trabalho escolar. Ancorado no referencial teórico, adota uma abordagem qualitativa, com utilização de estudo de caso, tendo como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e as entrevistas, que possibilitaram a investigação e as seguintes indicações dimensões: a) os pressupostos assumidos pela política educacional brasileira caracterizam-se como híbridos porque contém expressam um discurso democrático de educação, mas reforçam estratégias gerenciais, formulando e implementando programas a partir de parceria entre o Estado e o Terceiro Setor, que materializam a relação público-privada na oferta do tempo integral, em atendimento à chamada Nova Gestão Pública, que dissemina ideias de desregulamentação e terceirização contradizendo a perspectiva de escola pública, gratuita com universalização do ensino médio; b) as principais concepções que influenciam a gestão pedagógica em sua função de organizar o trabalho no Projeto Político Pedagógico no contexto de implementação do Ensino Médio de Tempo Integral no estado do Pará, caracterizam-se por processos de desregulamentação, terceirização, controle e responsabilização, seguindo a tendência nacional das Políticas Públicas Educacionais; c) as ações aligeiradas de implementação da Política de Fomento ao Ensino Médio de Tempo Integral e da BNCC e seus Itinerários Formativos após a Lei nº 13.415/2017 que estabeleceu o Novo Ensino Médio, juntamente com o contexto de Pandemia pelo Covid-19, não permitiram o desenvolvimento de um plano de trabalho da gestão escolar com tempo para estudo e apropriação dos documentos orientadores para organização do trabalho pedagógico em uma escola do município de Abaetetuba/PA, comprometendo o processo democrático na escola com retrocessos em aspectos como participação e autonomia, reestruturação curricular, avaliação de processo e formação continuada em serviço.