O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA/PA
Currículo. Educação do Campo. Ensino Fundamental. Prosposta curricular.
Este estudo tem como tema o currículo da educação do campo. Definimos como objeto de investigação “O processo de construção de uma proposta de currículo para os anos iniciais do ensino fundamental para a educação do campo no município de Salvaterra/Pa. Esta pesquisa buscará responder ao seguinte problema de investigação: “Como construir uma proposta de currículo voltada aos anos iniciais do ensino fundamental da educação do campo no município de Salvaterra/Pa a partir de uma pesquisa colaborativa? A partir deste problema de investigação, formulou-se as seguintes questões norteadoras do estudo: Como se deu o processo de construção da proposta curricular voltada aos anos iniciais do ensino fundamental da educação do campo no município de Salvaterra/Pa a partir de uma pesquisa colaborativa? Quais conhecimentos curriculares foram sendo construídos pelos participantes da pesquisa colaborativa voltada à formulação de uma proposta de currículo para os anos iniciais do ensino fundamental para a educação do campo no município de Salvaterra? Que proposta curricular foi formulada pelos participantes envolvidos na pesquisa colaborativa? A partir do problema e das questões foram formulados como objetivo geral: Analisar o processo de construção coletiva de uma proposta de currículo voltada aos anos iniciais do ensino fundamental da educação do campo no município de Salvaterra/Pa a partir de uma pesquisa colaborativa. E como objetivos específicos temos: descrever como se deu o processo de construção da proposta curricular voltada aos anos iniciais do ensino fundamental da educação do campo no município de Salvaterra/Pa a partir de uma pesquisa colaborativa; explicar como os conhecimentos curriculares foram sendo construídos pelos participantes da pesquisa colaborativa voltada à formulação de uma proposta de currículo para os anos iniciais do ensino fundamental para a educação do campo no município de Salvaterra; avaliar a proposta curricular formulada pelos participantes envolvidos na pesquisa colaborativa. Para o desenvolvimento metodológico do estudo lançamos mão da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) com abordagem qualitativa. As principais categoria teóricas do estudo são educação do campo, currículo, conhecimento e prática curricular. Dessa forma, os dados a serem produzidos serão oriundos da participação das professoras colaboradoras da pesquisa a partir de suas inserções nos grupos de estudo e reflexão. No que tange à coleta de dados, será utilizado o grupo focal conforme as orientações de Gondim (2003), Gatti (2005) e Barbour (2009). Os dados produzidos irão compor o Corpus da pesquisa que por conseguinte passarão pela técnica análise do conteúdo conforme Bardin (2011) e Franco (2005). Ainda não foram alcançados todos os objetivos do estudo. Este relatório compreende apenas a introdução, a seção metodológica e o referencial teórico da pesquisa em tela.