OS PARECERES TÉCNICOS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA NA ELABORAÇÃO DA BNCC – PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS
BNCC. Língua Portuguesa. Currículo. Pareceres técnicos
O presente estudo insere se na temática da política currícular e tem como objeto de investigação, os Pareceres Técnicos para a Língua Portuguesa na elaboração da BNCC – Problematizações a Partir do Ciclo de Políticas. objetivo geral foi analisar se as contribuições dos pareceres técnicos para o componente de Língua Portuguesa nas suas diferentes versões foram incorporadas na elaboração da versão final da BNCC. A análise pautou-se na seguinte questão norteadora, os pareceres técnicos elaborados por especialistas na área da Língua Portuguesa foram incorporados nas diferentes versões deste componente na BNCC e de que forma foram traduzidos no processo de elaboração final desse documento? O processo de elaboração desse documento envolveu profissionais que atuam em diferentes níveis da educação básica e superior de todas as regiões do país. Do mesmo modo, representantes da sociedade civil e científica também puderam se manifestar a respeito das propostas contidas nas versões iniciais desse documento. Em um movimento democrático, como se propôs a ser a construção da BNCC, é natural que consensos e dissensos estivessem presentes nos diferentes olhares dos profissionais envolvidos. Alinhado a esse intuito, selecionamos 14 pareceres (06 críticos e 08 analíticos ) que serão analisados pelo percurso metodológico baseado na abordagem qualitativa, do tipo documental, ancorada no ciclo de políticas de Ball, constituído de cinco contextos: contexto de influência, contexto da produção de texto, contexto da prática, contexto dos resultados e contexto da estratégia política, apesar de ter cinco contextos o foco é especificamente no contexto da produção de texto, considerando o objeto de investigação e o tempo para a realização da pesquisa pois como se trata de uma análise documental onde temos os pareceres técnicos e a própria BNCC,. Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL & GOLD, 1992), analisam a política educacional em um jogo de métodos sujeitados à lógica pós-estrutural e para coloborar com os estudos empreendidos foram adotados os aportes teóricos como, Aguiar (2006, 2017, 2018), Pereira (2012, 2016), Lopes (2011), Macêdo (1987, 1992) entre outros. Em suma, esperamos com essa pesquisa contribuir para uma discussão sobre o processo, em tese democrático, de construção da BNCC e sobre as considerações que resultaram dos apontamentos feitos nos pareceres, essa leitura abre a possibilidade de perceber o documento final da BNCC para o componente de Língua Portuguesa.