O Monitoramento da Qualidade do Ensino Médio no Plano Estadual de Educação do Parrá
Planejamento Educacional. Monitoramento. Qualidade da Educação.
O presente estudo, em andamento, tem como objetivo geral analisar o processo de monitoramento da Meta 7 do Plano Estadual de Educação do Pará (Lei n. 8.186, de 23 de junho de 2015), destacando as estratégias referentes ao fluxo escolar e aprendizagem no Ensino Médio entre 2016 a 2018. Como objetivos específicos propomos compreender como se configura o planejamento e o monitoramento da Educação a partir da vigência do atual PNE (Lei n. 13.005/2014); identificar a concepção de qualidade constante do Plano Estadual de Educação do Pará; analisar os indicadores de fluxo escolar e aprendizagem no Ensino Médio, conforme preveem as estratégias 7.2 e 7.3 do referido Plano. Os procedimentos metodológicos deste estudo envolveram a revisão bibliográfica tendo como referência autores, como Biesiegel (2005), Carreira e Pinto (2007), Cara (2014), Damasceno e Santos (2017), Dourado et al. (2007), Dourado (2009; 2017), Trigueiro Mendes (2000), Martinelli (2009), Gomes e Britto (2015), Jannuzzi (2005; 2014; 2011), Silva (2009), Scaff e Fonseca (2016) e Estêvão (2013). Este estudo demandou uma abordagem de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa em documentos oficiais relacionados ao processo de monitoramento da qualidade do Ensino Médio pelo Fórum Estadual de Educação. A análise de conteúdo empreendida em relação às fontes investigadas à luz do referencial teórico adotado indica que os objetivos da pesquisa poderão ser atingidos no prazo previsto.
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