DILEMAS E DESAFIOS DE SER ESTUDANTE TRANS ATRÁS DAS GRADES – CURRICULARES
Escola. Currículo Escolar. Estudante transexual. Prisão. História Oral.
Este estudo registra o andamento de uma pesquisa que se desenvolverá durante o Curso de Mestrado, iniciado em 2022, tendo como título “Dilemas e Desafios de Ser Estudante Trans atrás das Grades – Curriculares”.Será adotada uma abordagem qualitativa utilizando os princípios da História Oral Temática fundamentada por Meihy e Holanda (2013). Ao pensar o título busca-se aprofundar as discussões sobre questões de identidade e diversidade de gênero, verificando como essa temática é tratada pedagogicamente no Currículo Escolar dentro da Educação em Prisões, sobretudo aquelas que atuam mais diretamente com pessoas Trans no Estado do Pará e quais sentidos e significados elas atribuem a escola no contexto situado entre grades, muros, vigilância, educação e punição. O lócus da pesquisa será no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), que é uma unidade prisional da cidade de Belém, capital do Estado do Pará, onde contémaproximadamente 09 alunas transexuais custodiadas com matrículas ativas. O estudo pretende desvelar como a educação escolar está presente nas trajetórias de vidas das alunas trans e como esta prática social tem interferido, positiva e/ou negativamente em suas experiências de vida.