INTERDISCIPLINARIDADE E O CURRÍCULO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: percepções dos gestores e coordenadores pedagógicos sobre a prática pedagógica do IFPA campus Itaituba
educação básica. ensino profissional. currículo integrado. interdisciplinaridade. IFPA
Essa pesquisa tem como objetivo discutir e analisar como se apresenta a interdisciplinaridade no currículo oficial do Ensino Médio Integrado, assim como os significados e percepções atribuídas pelos gestores e coordenadores pedagógicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará (IFPA) campus Itaituba. Seguiu-se o caminho metodológico de um estudo de caso do tipo naturalístico, com duas fases investigativas: análise documental e pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada. O lócus do estudo foi o IFPA campus Itaituba e os sujeitos, 6 coordenadores, sendo 3 pedagógicos e 3 coordenadores de curso. No primeiro momento foram coletados os documentos oficiais do IFPA, que sinalizavam para um discurso interdisciplinar. Sendo estes, o Plano de desenvolvimento institucional (PDI), o Projeto pedagógico (PP) e o Projeto pedagógico de curso (PPC) dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Agroecologia, Edificações e Informática. A última fase da etapa de coleta de dados foi a pesquisa de campo, sendo central para o conhecimento da realidade através da imersão no cotidiano. Para análise das duas fases da pesquisa documental, foram utilizadas a análise de conteúdo de Bardin (2011) e como concepção epistemológica a hermenêutica-fenomenológica, a qual situa a hermenêutica como processo de interpretação (compreensão) de determinado conteúdo explícito ou implícito. Os resultados da pesquisa documental apontaram inconsistências no plano ontológico da interdisciplinaridade, no qual não há uma sólida e consensual conceitualização. Concomitantemente, este problema se manifesta na dimensão epistemológica, em que há ausência de delimitação dos pressupostos que subsidiam a proposta interdisciplinar da instituição, ficando assim, limitada a filosofia do sujeito e a uma perspectiva a-histórica. No plano pedagógico, a interdisciplinaridade se apresenta como mero recurso metodológico direcionada a práxis de disciplinas e conteúdos apenas da formação técnica. Quanto aos resultados da pesquisa de campo, as percepções e significados atribuídos sobre a prática interdisciplinar a concebem como união de áreas correlatas, com caráter difuso, não intencional e utilitarista. O que por sua vez, evidenciou a ótica fenomênica, abstrata e superficial que a ação pedagógica tem tratado a interdisciplinaridade, estando atrelada a uma reunião harmônica de diferentes campos do conhecimento. Explicitando assim, que a identidade institucional interdisciplinar tem adotado o ecletismo como estratégia da prática. Contudo, constatou-se aspirações interdisciplinares no IFPA assentadas na vontade de rever e romper com as dualidades históricas que marcaram a Educação Profissional (EP). Para tanto, as práticas pedagógicas devem estar atreladas a uma perspectiva que entenda a interdisciplinaridade como um fenômeno complexo, como um fio que media as inter-relações sociais e educacionais, configurando assim, uma necessidade e um princípio ético político.