Um Estudo sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, Curso de Pedagogia: o caso dos IFES da Região Norte
Formação inicial de professores; curso de pedagogia; educação das relações étnico-raciais; IFS; região norte.
: Este estudo tem como tema: Um Estudo sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, Curso de Pedagogia: o caso dos IFES da Região Norte. O objeto de estudo é a Educação das Relações Étnico-raciais no curso de Pedagogia. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e consiste em uma investigação do tipo estudo de caso, o método de coleta de dados é análise documental, com uso da técnica de análise de conteúdo. Buscamos responder a seguinte problemática: “Como é que as Relações Étnico-raciais vêm sendo incluídas no currículo do curso de Pedagogias dos IFS da região norte? ”. Tem como objetivo Geral analisar o tratamento conferido a inclusão da temática das Relações Étnico-raciais no currículo do curso de Pedagogia, e quais as suas contribuições na Formação Inicial de Professoras/es para a Educação das Relações Étnico-raciais na Educação Básica. A fim de alçar o objetivo proposto, delineamos essa pesquisa a partir dos seguintes objetivos específicos. a) elaborar o perfil das/os autoras/es que produzem sobre formação Inicial de Professores e a Educação das Relações Étnico-raciais das produções acadêmicas em dissertações, teses e artigos no recorte temporal de 2015-2020, b) identificar como a temática da Educação das Relações Étnico-raciais tem sido incorporada nos processos formativos de futuros (a) professores (as) que atuarão na Educação Básica – anos iniciais. O aporte teórico-metodológico de Pierre Bourdieu (2004); Ivor Goodson (1996, 2018); Laurence Bardin (2016), a literatura especializada de Wilma coelho (2009, 2012, 2018, 2019, 2020); Iria Bezenzinski (1996, 2007, 2008); Dermerval Saviani (2009, 2012); Bernardete Gatti (2009, 2011, 2019); José Carlos Libâneo (2010, 2015); Ilma Veiga (2013); Eliezer Pacheco (2011, 2015). Assim, este estudo em andamento, compreendendo à docência como uma ação que se utiliza de processos e métodos pedagógicos intencionais, para construir relações sociais e étnico-raciais de respeito com base em conhecimentos científicos e culturais. Dessa forma, este estudo pretende contribuir com campo acadêmico e social, analisando os processos de inclusão das Relações Étnico-raciais no curso de Pedagogia dos IFS da Região Norte.