PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLA BÁSICA NA AMAZÔNIA PARAENSE: a questão da participação e o lugar da educação ambiental na realidade da Escola Bosque do Outeiro, Belém, Pará
Projeto Político-Pedagógico. Participação. Educação Ambiental. Escola Bosque. Palavras chave; Políticas Públicas. Educação. Meio Ambiente. Ideologia.
A presente dissertação trata do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Bosque (EB) no ano de 2016, uma escola criada para ser uma referência em Educação Ambiental no município de Belém e no Pará como um todo. Objetivou-se analisar esse processo à luz da categoria gestão democrática e participativa analisando falas e documentos, como o próprio conteúdo textual deste PPP. Buscou-se questionar as bases participativas dessa construção apontando seus limites, avanços e possibilidades democráticas. Metodologicamente, a investigação baseou-se em uma pesquisa de campo qualitativa, com utilização de técnicas de entrevistas, levantamentos bibliográfico e documental. Ao analisar o processo de elaboração como um todo, verificou-se que existiram forças que de certa maneira, tencionaram o início de tal processo, por outro lado, embora tenha havido a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar, considerou-se que esta participação configura-se mais como uma técnica de gestão à medida que este espaço participativo é concedido a partir da própria instituição de ensino. O processo de elaboração do PPP resultou num documento que demostra o querer e o fazer da Escola Bosque enquanto referência em educação ambiental.
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