A Educação Integral e a Política de Tempo Integral na Perspectiva dos Egressos da Educação Básica.
Educação Integral. Escola de Tempo Integral. Egressos
O trabalho apresenta como objeto de estudo a Educação Integral e a Política de Tempo Integral na perspectiva dos egressos da educação básica. O objetivo geral é analisar a educação integral no contexto da escola de tempo integral a partir do relato dos egressos sobre suas experiências formativas, durante o segundo segmento do ensino fundamental no período 2017-2019, uma vez que em 2020 o mundo foi acometido pela pandemia do Novo Coronavirus que interrompeu as atividades educacionais em tempo ampliado. Os objetivos específicos buscam: -Apresentar o processo de construção da política de Educação Integral no contexto nacional, com ênfase no estado do Pará; -Identificar, pelo relato dos egressos, a dinâmica pedagógica da ampliação do tempo escolar; -Apontar como os egressos vivenciaram o prolongamento do tempo na escola e o que destacam como atividades educativas relevantes para sua formação. Por se tratar de um fenômeno formativo que evidencia não somente o aspecto cognitivista, a Educação Integral em Tempo Integral considera, precipuamente, o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural. portanto, para um estudo acerca desse formato educativo selecionou-se um tipo de pesquisa que valoriza experiências e que traduz ideias e narrativas individuais e coletivas dos participantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, com a finalidade de mapear situações e percepções não numéricas. A coleta de dados contará com a utilização de questionário para a identificação dos achados e a definição das categorias de análise. Todo esse material passará por um processo de organização, de categorização e em seguida de sistematização, para que possibilite acessar o conteúdo que servirá como indicador para responder ao problema desta investigação.