Itinerários formativos da contrarreforma: uma análise da flexibilização do ensino
Contrarreforma; BNCC; Flexibilização curricular; Itinerários
formativos; Trabalho e educação; Juventudes; Integração
Trata-se de trabalho em desenvolvimento no Mestrado em Currículo e
Gestão da Escola Básica, a partir do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em
Educação Básica da Universidade Federal do Pará (PPEB/NEB/UFPA), com o
título Itinerários formativos da contrarreforma: uma análise da flexibilização do
ensino. A pesquisa tem como objeto o conceito de integração flexível presente na
proposta de flexibilização curricular por meio dos itinerários formativos da Base
Nacional Comum Curricular - BNCC posta pelo discurso fundador (oficial)
relacionado à determinada formação discursiva e base epistemológica. A
problemática é oriunda das contradições da contrarreforma, tendo como tema a
flexibilização curricular e como problema: Qual perspectiva epistemológica de
integração flexível encontra-se presente no discurso fundador dos documentos da
contrarreforma? O objetivo central dessa pesquisa é analisar o conceito de
integração flexível presente na proposta de flexibilização curricular por meio dos
itinerários formativos previstos na LEI 13.415/2017, nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio - DCNEM/2018 e na BNCC/2018, considerando a
contradição entre processos de integração ou atomização dos saberes. O método
utilizado compreende o Materialismo Histórico Dialético desenvolvido por Marx e
Engels, a fim de compreender a trajetória de negação pelo Estado dos saberes e
direitos da classe trabalhadora; o percurso de construção de dados faz-se pela
pesquisa bibliográfica e documental sobre a flexibilização curricular e a
interpretação dos dados, à luz da Análise do Discurso. Trabalhamos com o
pressuposto de que essa nova roupagem do ensino médio provoca silenciamento
dos sujeitos da educação e retirada de sua autonomia, bem como de direitos esaberes, promovendo o controle e a precarização da formação da juventude trabalhadora, tornando a escola pública aos interesses e valores do empresariado.