A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM
Salas de Recursos Multifuncionais. Organização. Funcionamento e Atendimento Educacional Especializado
A presente pesquisa tem como tema as salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado. Com programa de implantação de SRM em todo o país, com o intuito de apoiar o AEE garantindo condições de acesso, aprendizagem e participação do aluno em classes regulares, a mesma precisa estar constituída por recursos pedagógicos que favoreçam a organização, o funcionamento e a realização de ações e atividades que colaborem para o processo de aprendizagem do sujeito. Diante disso, o objeto de estudo são as condições de funcionamento das SRM da rede municipal de Belém, com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as condições de organização e funcionamento das SRM de três escolas da Rede Municipal de ensino para a oferta do AEE? Tal problema se desdobrou nas seguintes questões norteadoras: Que estruturas física e material configura cada uma das SRM lócus de investigação? Como se dá a organização do atendimento educacional especializado nesses três diferentes espaços? Quais suportes os professores do AEE dessas três SRM recebem para a realização do atendimento junto aos alunos público-alvo? O objetivo geral desta pesquisa é analisar as condições de organização e funcionamento das SRM de três escola públicas municipais de Belém/PA. A metodologia deste estudo se fez numa abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da pesquisa de campo tem como instrumento de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada com três professoras que atuam nas SRM da rede municipal de ensino de Belém. O tratamento dos dados foi feito a partir da análise do conteúdo, processo do qual foram construídas as categorias de análise, a saber: organização do espaço e tempo do AEE em SRM, planejamento e formação. Como resultado foi possível identificar que os espaços definidos para funcionamento das SRM ainda possuem condições precarizadas e escassez de material; o tempo para articulação com o professor da sala regular é quase inexistente e para a realização do AEE possui uma estrutura padrão de atendimento predominantemente individual. Contudo, são garantidos tempos para a organização do planejamento e para a participação nas formações continuadas.