A nova "velhissima" disputa entre confessionalidade versus laicidade batendo na porta do ensino religioso brasileiro
ensino religioso, laicidade, confessionalidade, educação pública, LDB.
Esta pesquisa busca descrever as disputas que ocorreram e estão ocorrendo no ensino religioso desde a LDB de 1996, identificar quais concepções buscou-se construir para este ensino, analisar como se deu ou vem se dando este processo de construção na escola pública, situar ou apontar os documentos que referenciam as disputas em torno do ER. A pesquisa documental, se apresenta como o caminho metodológico que melhor se encaixa ao meu trabalho, pelo fato de ter como objeto as disputas em torno do ensino religioso, para tal analisarei legislações, e ainda outros documentos, assim para coleta de dados utilizarei como instrumentos a análise documental, a análise dos dados se dará através da análise de conteúdo. O método e os procedimentos desta pesquisa se pautam na pesquisa de cunho qualitativo, pois esta abordagem nos permite investigar o objeto proposto, considerando a sua subjetividade. Assim, ao adotar este método, há a pretensão de compreensão não só da natureza do objeto, mas das multiplicidades e subjetividade do fenômeno do ensino religioso, bem como descrever sua construção histórica na educação pública e apontar possíveis desdobramentos no presente. Destarte, para conclusão, embasada nos autores que construirão o referencial teórico deste trabalho, quanto a construção de um ensino público laico e democrático, que reconheça e respeite a pluralidade religiosa e o multiculturalismo presente no país.