O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE FUNDOS – 2007 a 2020
Financiamento da educação especial. Educação Especial. Estado do Conhecimento.
Considerando que o acesso à educação é um direito garantido constitucionalmente, previsto a todos os brasileiros como dever do Estado e da família, esta dissertação que tem como tema de investigação o Financiamento da Educação Especial, tem como principal objetivo conhecer o que até agora já foi produzido, as dificuldades encontradas e as limitações das pesquisas já produzidas sobre o tema e assim, construir o Estado do Conhecimento acerca do financiamento da educação especial em teses e dissertações produzidas no Brasil entre 2007 e 2020.Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de abordagem qualitativa, inspirado em pressupostos da investigação denominada estado do conhecimento conforme definido por Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Como primeiro passo previsto para a realização deste tipo de estudo, realizamos a coleta de informações bibliográficas utilizando o repositório de teses e dissertações disponíveis na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Rede de Pesquisadoras/es em Financiamento da Educação Especial (Rede Fineesp). Neste processo, denominado como bibliografia anotada identificamos 11 pesquisas sendo 4 teses e 7 dissertações. E para análise das informações bibliográficas utilizaremos a análise de conteúdo de Bardin (2016).