A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS E CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIROS (2013- 2022).
Educação Básica. Ensino Médio. Currículo. Metodologias Ativas Emancipatórias.
Esta pesquisa surge da motivação de investigar o entrelaçamento dos seguintes campos teóricos: metodologias ativas (MA) e currículo do ensino médio, através das produções científicas publicadas nos anos de 2013 a 2022, coletadas do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que almeja mapear os estudos dedicados à discussão dos campos anteriormente mencionados, para assim apontar os movimentos que as pesquisas acadêmicas têm realizado ao pesquisar tal tema. Assim, advém o problema de pesquisa que parte da seguinta pergunta: de que forma as metodologias ativas se articulam ao currículo do ensino médio em teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação brasileiros, presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2013 a 2022? Na intenção de responder a este problema de pesquisa, surge o objetivo geral que busca analisar e descrever de que forma as teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação brasileiros vêm abordando metodologias ativas e currículo do ensino médio, no período de 2013 a 2022. Por tanto, para cumprir com o objetivo geral, realizamos uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da Arte, de abordagem qualitativa e quantitativa, tratando os dados obtidos através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e seguindo as nove etapas estruturantes de um Estado da Arte. Assim, foram selecionadas 22 dissertações e 21 teses, totalizando 43 obras analisadas. Das análises efetuadas até o presente momento desta pesquisa, surgiram 3 categorias: Categoria 1 - Produção de teses e dissertações por região e ano; Categoria 2 - Concepções de MA abordadas nas teses e dissertações; Categoria 3 - Tipos de MA identificadas nas teses e dissertações. Como resultados, foi possível observar que a maioria das obras foram realizadas na região sul e a minoria na região norte, sendo 39% do total das teses e dissertações selecionadas produzidas no sul e apenas 5% no norte. No que se refere a quantidades de publicações ao longo dos dez anos delimitados, é possível observar quedas nos números de produções nos anos 2016 e 2022 e aumentos mais expressivos em 2015 e 2018. Destaca-se na análise da Categoria 2 a adoção de perspectivas de metodologias ativas mais associadas à aprendizagem e a criatividade, sendo 62,8% do total de obras mais focadas nessas concepções de MA, enquanto 37,2% abordam as MA a partir de percepções mais voltadas para autonomia, emancipação e crítica. Os construtos teóricos delineados neste trabalho, aproximam-se de uma concepção de MA voltada para o estímulo da reflexão crítica dos estudantes e para formação de indivíduos autônomos e protagonistas em seus processos de aprendizagem, a partir disso definimos uma percepção aqui nomeada de Metodologias Ativas Emancipatórias. Os 37,2% das obras que abordam MA com foco na autonomia, emancipação e crítica, aproximam-se dessa percepção, por apontarem os métodos ativos como caminhos para tornar os processos de ensino e aprendizagem mais reflexivos. Na Categoria 3, observamos que as obras tendem a abordar MA a partir de métodos engessados e previamente definidos, havendo pouco espaço para aproximações à formas mais livres de trazer os estudantes para o protagonismo. Assim, concluimos que a produção acadêmica em teses e dissertações, pode apresentar posicionamentos mais críticos quanto a adoção de MA ao currículo do ensino médio, sem encarar tais métodos através de perspectivas invariáveis ou como a solução para todos os problemas existentes nesta etapa da educação, mas como alternativas que podem ser adotadas aos currículos, para o estímulo do protagonismo estudantil, da autonomia e da reflexão crítica.