Avaliação Educacional Especializada: reflexões sobre os relatórios do NAEE para o encaminhamento de educandos com deficiência ao AEE
Avaliação. Educação Especial. Relatórios.
O presente estudo aborda a temática da avaliação educacional especializada. Tem por objeto de investigação os relatórios de avaliação emitidos pelo Núcleo de Avaliação Educacional Especializada- NAEE. Os relatórios se constituem um elemento para a inclusão ou não dos educandos com deficiência nos serviços de educação especial. Neste contexto, este estudo se propõe responder o seguinte problema de pesquisa: que perspectiva para a inclusão do aluno público alvo da educação especial revelam os relatórios oriundos da avaliação educacional especializada elaborados pelo NAEE? O objetivo geral consiste em compreender a respeito de que perspectiva para a inclusão do aluno público alvo da educação especial revelam os relatórios oriundos da avaliação educacional especializada elaborados pelo NAEE. A fim de responder a questão de investigação, a pesquisa realiza-se ancorada na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental, e tem como principal fonte de dados 14 relatórios de avaliação educacional emitidos pelo NAEE entre os anos de 2017 e 2018. Os dados estão sendo tratados por meio da análise do conteúdo. Até o momento foram realizados os seguintes de procedimentos de análise: pré-análise, leitura flutuante e exploração dos documentos. Os dados estão apresentados e organizados em pré-indicadores e indicadores, como elementos fundamentais para a definição das categorias de análise e posterior realização das inferências.