EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ÁREA DE RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA: O CASO DA ESCOLA BENJAMIN RAMOS EM TRACUATEUA-PA
Educação de Jovens e Adultos. Reserva Extrativista. Teoria Freireana.
O presente estudo traz como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em área de entorno de Reserva Extrativista. Problematiza-se o projeto de EJA implantado pela Rede Municipal de Educação de Tracuateua, buscando discutir as possíveis interfaces estabelecidas entre o processo de escolarização de populações tradicionais e a realidade vivida pelos moradores locais. O objetivo foi analisar tal processo a partir da categoria freireana da comunicação ou dialogicidade, com enfoque na prática pedagógica na RESEX extrativista Marinha Tracuateua. Utilizou-se um conjunto de procedimentos metodológicos qualitativos para a realização da pesquisa de campo, a partir de um caso específico, com as técnicas de observação, análise documental e entrevistas. Refletimos que o projeto de EJA tem colaborado com mudanças no campo da alfabetização de adultos no município de Tracuateua, para além de uma alfabetização que apenas ensina os códigos linguísticos, ajudando na leitura crítica da realidade onde vivem e na edificação de uma práxis não alienada. Pertinente destacar que embora seja um projeto oportuno para a efetivação de uma educação de qualidade, visualiza-se na sua materialização alguns desencontros, a começar pela estrutura precária da escola, a rotatividade do corpo técnico e docente, a adoção de práticas enviesadas em modelos tradicionais, em que pese, o uso exagerado de exercícios de repetições e cópias do livro didático.