OS MENINOS ‘DE COR’ NA COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS NO
PARÁ: VESTÍGIOS DE TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS (1870-1877)
Meninos ‘de cor’. Instrução primária. Formação Naval. Pará
Esta dissertação busca analisar os vestígios das histórias de meninos ‘de cor’ -
aprendizes marinheiros, que atuaram na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará
entre 1870-1877. Assim como compreender os diferentes aspectos da instrução e formação
naval dos aprendizes. O referencial teórico é composto por autores como Carlo Ginzburg
(1989), Mattos (2013), Norbert Elias (2006). Além de Julio Ruiz Berrio (1999)que investigou
sobre a História da Educação Social parte fundamentalmente da discussão conceitual do
campo de pesquisa. A CAMPA, além de instruir e formar os meninos ‘de cor’, também
funcionou como instituição de “correção” de indivíduos considerados “indisciplinados”.
Devido à diversidade multiracial de meninos caboclos, pretos, pardos, morenos, carafuzos,
fulas e até brancos-moreno. Investigar quem eram esses meninos ‘de cor’ para além de
números nos relatórios e os seus processos de formação na CAMPA é o objetivo desta
pesquisa.