GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO EM ESPAÇO INSULAR NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE VIVENCIADA EM UMA ESCOLA NA ILHA MOSQUEIRO, BELÈM, PARÀ.
Escola Básica, Gestão Escolar, Inovação Educacional.
Não há escola básica pública na Amazônia sem sujeitos educacionais inovadores. E mais do que isso, o fazer educacional escolar nesta região representa um ato de resistência ao projeto de precarização das escolas geridas pelo Estado. Objetiva-se nesta dissertação analisar práticas e estratégias inovadoras de sujeitos educacionais da Escola Madalena Travassos localizada no bairro Paraíso, ilha Mosqueiro, Belém, Pará que garantem a permanência desta unidade pedagógica em tempo integral aos filhos e filhas de trabalhadores locais. A questão que se coloca como balizadora da pesquisa de campo é a seguinte: quais as ações no âmbito da gestão escolar que podem ser exportas e analisadas com base na categoria inovação? Com base em uma metodologia qualitativa realizou-se pesquisa de campo com entrevistas, observações, registros fotográficos e uso de informações documentais. O texto apresenta uma discussão teórica sobre o conceito de inovação e sua relação com a gestão escolar; expõe e analisa o processo de criação e vivificação da referida Escola; e discute os seus processos atuais que denotam formas inovadoras de gestão escolar. O que segue são exposições e analises da realidade selecionada como amostra, a qual forneceu o corpus empírico da pesquisa, a partir da problemática lançada e dos objetivos traçados