ADOLESCENTES NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO E AS RELAÇÕES COM OS SABERES NO CURRÍCULO ESCOLAR
Medidas socioeducativas em meio aberto, Relação com o saber, Direito à educação.
O presente estudo assenta-se na teoria da relação com o saber elaborada por Bernard Charlot para pautar o debate acerca dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e compreender a relação estabelecida entre os significados e sentidos atribuídos por estes sujeitos com o currículo escolar. O estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa que utiliza a história oral proposta por Meihy e Holanda (2007). As técnicas de coleta de dados elencadas são: análise documental a fim de identificar adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e em quais escolas estão matriculados, observação do cotidiano escolar de tais adolescentes e entrevista com os adolescentes em cumprimento de Liberdade Assistida. Espera-se que os resultados possibilitem pensar em políticas públicas que reflitam um currículo escolar que contribua com o as trajetórias de vidas desses adolescentes que são considerados em condição peculiar de desenvolvimento.