LINHAS E ENTRELINHAS DA LEITURA PARA CRIANÇAS: análises, desdobramentos e perspectivas
Currículo; Leitura; Leitura crítica; Anos inicias.
Estas linhas são um resultado parcial de uma pesquisa maior que está em construção. Vinculada ao Programa Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), esta pesquisa tem como tema a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e objetiva investigar o currículo da leitura nas produções dos Programas de Pós-graduações em Educação utilizando, portanto, a metodologia do tipo Estado do Conhecimento a ser realizada no catálogo de teses e dissertações da CAPES e terá como recorte temporal os anos de 2011 a 2021. Este estudo fará uma revisão da literatura considerando os principais autores das áreas do currículo: LIBÂNEO (1994; 2004), SACRISTÁN (2000; 2001), CANÁRIO (2005; 2006) e da leitura: CASTRILLÓN (2011), ANDRUETTO (2017), PATTE (2012), FREIRE (1981; 1995) entre outros, lançando mão da análise qualitativa proposta por BARDIN (2011). A questão que norteará minha pesquisa será: como as produções intelectuais dos programas de Pós-graduação discutem o currículo para a leitura nos anos iniciais? Neste sentido, pretendo analisar criticamente as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas nas pesquisas selecionadas, identificando as contribuições e limitações de cada uma.