REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA LOCAL NO CURRÍCULO ESCOLAR EM IGARAPÉ – MIRI 1950
História da Educação. Currículo. História Local. Nacional Desenvolvimentismo
Esta dissertação quer compreender a história local no currículo com o intuito de verificar quais conteúdo do ensino de História eram ministrados durante a política Nacional Desenvolvimentista em Igarapé- Miri/ PA. Tem como objeto de estudo o currículo escolar da década de 1950 com ênfase na história local. Tem por objetivo problematizar a presença e a ausência da história local no currículo de Igarapé-Miri na década de 1950. Para alcançar o objetivo assumiu-se como metodologia a pesquisa documental de documentos escolares e municipais. O problema da pesquisa se encontra na necessidade de entender as seguintes questões: Quê contribuições teóricas os estudos sobre Currículo e sobre a história local podem dar para a compreensão do currículo escolar de IgarapéMiri? Quê conteúdos da história local de Igarapé-Miri foram inseridos no currículo da escola? Como os conteúdos de história local dialogam com as teorias sobre o ensino de história e a política educacional vigente? Como era Igarapé-Miri na década de 1950? O eixo de investigação apresentado é assimilar as prováveis modificações e permanências do conteúdo da história local no currículo escolar a partir do ponto de vista histórico. Portanto, este estudo faz parte dos estudos da História da Educação enfatizando a história local como ponto de partida para os estudos sócios históricos da escola básica.