Inovação pedagógica e o currículo de Educação Física: percepções de docentes da Escola de Aplicação da UFPA
Educação básica. Currículo. Educação Física. Inovação pedagógica
A dissertação tem como objetivo discutir a inovação nas práticas pedagógicas da Educação Física escolar, por meio de investigação e análise desse fenômeno educacional no currículo e nas percepções de professores de Educação Física da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA). A metodologia adotada foi o estudo de caso naturalístico, com duas fases investigativas: análise documental e pesquisa de campo a partir de entrevista semiestruturada. O lócus do estudo foi a EAUFPA e os sujeitos, quatro professores de Educação Física e uma coordenadora pedagógica do ensino médio da escola. Os resultados alcançados com a análise dos documentos evidenciam a existência de uma relação de simetria, expressa no alinhamento da UFPA a objetivos educacionais com fundamentos inovadores, os quais concebidos no projeto educativo da unidade de ensino básico dessa instituição, a EAUFPA, e, em certa medida, aspirados pelo currículo prescrito de Educação Física da referida escola. Os dados obtidos em campo demonstram que a inovação na educação e na Educação Física tem por base um sentido social e formativo de natureza contemporânea, manifestado, no plano instrumental dos docentes entrevistados, na efetivação de práticas pedagógicas contextualizadas e repensadas capazes de elevar a qualidade do ensino ofertado; de rever o tradicionalismo histórico da educação escolar; e de promover mudanças conscientes nas práticas educativas. Também foi constatado que professores de Educação Física da EAUFPA reconhecem a pretensão inovadora da escola em seu plano institucional. Contudo, sua materialização depende da oferta de condições reais para o alcance a práticas inovadoras, como o trabalho articulado com a gestão e a não precarização do trabalho docente. Quanto ao currículo de Educação Física da escola investigada, os resultados indicam, ao mesmo tempo, o estímulo proveniente dele a construção de práticas pedagógicas inovadoras por professores de Educação Física, assim como elementos em sua forma e conteúdo capazes de minimizar a condução de experiências dessa natureza. Nesse cenário, a participação ativa de docentes na reorientação e ampliação de currículos com base nas demandas pedagógicas cotidianas caracteriza importante fonte de produção de inovações na Educação Física da escola básica contemporânea. A fim de alcançá-las, a mobilização de processos, práticas e atitudes reinventadas e ressignificadas representa ação fundamental para o alinhamento desse componente curricular a suas tendências formativas mais atuais.