GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS: A CONCRETIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PARÁ
Gestão de Sistemas Educacionais, Plano Educacional, Universalização do Ensino, Qualidade da Educação.
O presente trabalho tem como objetivo compreender como a gestão do sistema educacional do município de Tucuruí, Pará, vem atuando no processo de efetivação das metas que tratam da universalização do ensino infantil e fundamental, referentes ao Plano Municipal de Educação deste município. A metodologia orienta-se na abordagem qualitativa, e utiliza a pesquisa documental, subsidiada pelo Plano Municipal de educação de Tucuruí e pelo Relatório de monitoramento realizado pela Comissão de Avaliação e Execução do Plano Municipal de Educação. Utilizaremos como técnica de tratamento de dados a análise do conteúdo segundo as reflexões de Bardin (1977). Ao trazer essa temática para o eixo da discussão, esperamos que este estudo, que ainda encontra-se em fase de elaboração, possa provocar uma reflexão crítica que contribua com o debate sobre a implementação da gestão educacional, representando uma possibilidade de norteamento para as estratégias políticas a serem implementadas em cada sistema municipal de educação, de modo a comtemplar as demandas educacionais e, neste sentido, especificamente na cidade de Tucuruí.