BALÉ FOLCLÓRICO DA AMAZÔNIA-BFAM:as contribuições da companhia para o currículo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha, em Icoaraci-PA
Educação Básica; Currículo; Balé folclórico da Amazônia.
Esta dissertação, tem como objetivo geral analisar a atuação da Companhia de dança Balé Folclórico da Amazônia – BFAM e as contribuições da companhia para o currículo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha e o processo histórico da companhia, bem como as suas contribuições enquanto potência educacional para o currículo na escola básica, Pautando-se numa abordagem qualitativa, onde utilizou-se o método de levantamento bibliográfico e documental (fontes documentais impressas, iconográficas – fotográficas e entrevistas. A pesquisa parte dos conceitos de currículo de Macedo e Lopes (2011) e (PORTELLA; ATTA, (1999) MARQUES (2010) e BARRETO (2005) na Dança. Para Iconografia - fotográficas KOSSOY, Boris (1999) MICHELLON, Francisca Ferreira (2000) FONSECA, J. J. S. 2002.ANDRADE, Fontes documentais entre outros. O resultado da pesquisa sinaliza que a presença do BFAM na Escola Avertano Rocha impactou para alguns funcionários de forma subversiva e afrontosa o cotidiano da Escola, já para os educandos que tiveram a de se permitiram participar dos ensaios e conviver com a Companhia, impactou positivamente motivando em suas escolhas pessoais e profissionais. No entanto, o estudo sinaliza que em alguns momentos a presença do BFAM pareceu uma afronta por romper um currículo conservador que não considera a Arte como um caminho relevante no sentindo de proporcionar conhecimentos relevantes.