SABERES DA EXPERIÊNCIA DO TRABALHO E O SOCIOMETABOLISMO SERES HUMANOS-OUTROS ELEMENTOS DA NATUREZA: PROCESSOS FORMATIVOS INTEGRADORES EM ESCOLA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA
Saberes da experiência do trabalho; Integração; Prática educativa; Sociometabolismo seres humanos-outros elementos da natureza.
Esse trabalho analisa a produção de Saberes da experiência do trabalho decorrente do sociometabolismo seres humanos-outros elementos da natureza, no interior das relações de trabalho de homens e mulheres da comunidade ribeirinha do Rio Jacaré Xingú, município de Cametá, nordeste paraense, e possíveis perspectivas de integração e/ou fragmentação desses saberes nas práticas educativas realizadas na EMEF Rio Jacaré Xingú, presente nessa comunidade. Como problema de pesquisa, indagamos: Como têm se materializado possíveis processos de integração e/ou fragmentação de saberes da experiência do trabalho produzidos por homens e mulheres ribeirinhas(os), nas práticas educativas da EMEF Rio Jacaré-Xingú numa perspectiva de uma possível restauração do sociometabolismo entre seres humanos e outros elementos da natureza? O objetivo busca entender como a produção de saberes da experiência do trabalho elaborados na relação sociometabólica entre homens e outros elementos da natureza podem ser promovidos de forma integrada e sustentável na comunidade/escola ribeirinha no interior da Amazônia Tocantina, com foco nas práticas educativas da EMEIF Jacaré-Xingú, visando à restauração dessa relação. A fundamentação teórico-metodológica utilizada para desenvolver este estudo é o materialismo histórico-dialético; a abordagem é de cunho qualitativa; como técnica de coleta de dados serão utilizados entrevista semiestruturada e observação direta na realidade da comunidade, havendo ainda revisão bibliográfica e documental. Os dados levantados serão sistematizados e analisados com base na análise do conteúdo.