Representações Sociais de docentes de Língua Inglesa sobre Metodologias de Ensino, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas: Aproximações epistemológicas e possibilidades curriculares
Palavras-chave: Representações Sociais. Inovação Pedagógica. Metodologias Ativas
Essa dissertação tem como objetivo desvelar qual é relação das Representações Sociais dos professores de inglês sobre metodologias de ensino, inovação pedagógica e metodologias ativas. Eles ensinam no Ensino Médio, na Escola de Aplicação da UFPA. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, a modalidade de pesquisa é a pesquisa de campo, sendo um estudo de caso. Para coletar as palavras evocadas pelos professores, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Eles foram entrevistados através do Google Meet, devido a pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2). Após finalizar as entrevistas, as mesmas foram analisadas para revelar os significados de acordo com a teoria de Representações Sociais de Moscovici (1961), revelando quais concepções os professores têm sobre inovação pedagógica ou metodologias ativas, por exemplo. A análise de conteúdo foi utilizada na pesquisa, de acordo com segundo Bardin (1977). A pesquisa tem abordagens de Mitrulis (2002), Paiva (2005), Cury (2008), Jodelet (2009), Leffa (2012), Arroyo (2013), Sacristán (2013), Hypolito (2015), Saviani (2016), Bacich (2018), Moran (2018), Valente (2018), Senhoras (2020), entre outros.