A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICO-CURRICULAR DA FUNDAÇÃO PESTALOZZI DO PARÁ NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Fundação Pestalozzi do Pará; Organização pedagógico-curricular
Esta pesquisa se insere na temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nas instituições especializadas, tendo como objetivo geral analisar que perspectiva pedagógico-curricular é adotada pela Fundação Pestalozzi para o desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado no contexto da Educação Inclusiva. Os objetivos específicos são: identificar quais os fundamentos subsidiam a realização do Atendimento Educacional Especializado na Fundação Pestalozzi e que implicam na organização pedagógico-curricular; e identificar que estratégias pedagógico-curriculares são adotadas para a realização do Atendimento Educacional Especializado na Fundação Pestalozzi do Pará, por meio do Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Lourenço Filho. Diante disso a pesquisa se propõe a responder a seguinte questão de investigação: que perspectiva pedagógico-curricular é adotada pela fundação Pestalozzi para o desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado no contexto da educação inclusiva? Para dar conta de responder a esse questionamento, ressalto duas questões norteadoras: quais os fundamentos subsidiam a realização do Atendimento Educacional Especializado na Fundação Pestalozzi e que implicam na organização pedagógico-curricular?; e para a realização do Atendimento Educacional Especializado na Fundação Pestalozzi do Pará, por meio do Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Lourenço Filho, que estratégias pedagógico-curriculares são adotadas? A metodologia utilizada nesta pesquisa tem uma abordagem do tipo qualitativa do tipo estudo de caso, foram realizados levantamentos de documentos junto a instituição lócus, como: Projeto Político Pedagógico e Plano de Ação da Fundação Pestalozzi do Pará, e posteriormente será realizada uma entrevista semiestruturada. A coleta de dados se realizada da seguinte maneira: levantamento bibliográfico, documental e entrevista semiestruturada, os dados coletados serão analisados através da análise de conteúdo.