Banca de DEFESA: SUZAN DO SOCORRO BRITO DE LOPES

DISCENTE: SUZAN DO SOCORRO BRITO DE LOPES
DATA: 21/06/2024
LOCAL: Híbrido NEB+Video conferência

OS IMPACTOS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES 9.394/96 NO CURSO MÉDIO NORMAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ (IEEP)

(1996- 2006)

Memória; Escola Normal; Lei n° 9.394/96; IEEP; História da Educação Básica

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta dissertação apresenta uma pesquisa na área da História da Educação Básica, o objeto de estudo pauta-se nas memórias de professoras do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) durante o período de 1996 a 2006. Localizado na cidade de Belém do Pará, o IEEP é conhecido como uma instituição de destaque na formação de professores para a escola básica. O recorte temporal da pesquisa está situado na década da educação marcada pela promulgação da Lei nº 9.394/1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que estabelece, em seu artigo 62º, que a formação de professores deve ser realizada por instituições de ensino superior. Com base nesse contexto, a problemática desta pesquisa se concentra na seguinte questão: de que forma a promulgação da Lei nº 9.394/1996 impactou o curso médio Normal oferecido pelo Instituto de Educação Estadual do Pará? Para abordar essa questão, o objetivo geral é analisar os impactos da Lei nº 9.394/1996 no curso médio normal do Instituto de Educação Estadual do Pará, por meio de memórias das professoras. A pesquisa é de caráter histórico e foi realizada por meio da técnica da memória e elegendo a entrevista como instrumento adequado para compreender os impactos da lei 9.394/96 no IEEP, bem como as considerações das professoras participantes deste estudo, sujeitas estas histórico. Para análise de resultados utilizou-se a análise de memória social da autora Bosi (1994, 2003). O estudo ancorou-se nos aportes teóricos e metodológicos dos autores: Halbwachs (1950) Le Goff (1988). Participaram da pesquisa quatro professoras que lecionaram no curso médio normal do IEEP dentre os anos em que a Lei 9.394/96 foi implementada. As memórias das professoras participantes apontam que o período em questão foi marcado por muitas mudanças no que tange a formação de professores para a educação básica, as incertezas e as lutas as quais participaram em defesa da continuidade do curso médio normal no instituto ficaram marcadas em suas memórias. Em relação aos impactos causados pela Lei 9.394/96 pode-se situar as questões relacionadas à evasão dos alunos do curso médio normal, a mudança curricular no instituto que passou então a exclusividade do ensino médio regular razão essa que ocasionou o desligamento ou remanejamento de muitos profissionais sem disciplinas específicas que atuavam no curso, com a desativação gradativa do curso muitos alunos passaram a buscar o instituto para concluir o ensino médio normal o qual nota-se uma mudança no perfil destes alunos. Ressalta-se que para as docentes entrevistadas nesta pesquisa não houve um impacto significativo em suas profissões visto que lecionavam disciplinas específicas e na época em questão possuíam nível superior. Destaca-se fortemente nas narrativas docentes a defesa do curso médio normal uma vez que de acordo com as docentes o mesmo ofertava uma grande base pedagógica para os futuros profissionais da educação básica no Estado do Pará.

Presidente - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Interno - 1323011 - LIVIA SOUSA DA SILVA
Externo à Instituição - MARGARETE MAY BERKENBROCK ROSITO
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 16:27