Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINE SILVA CARNEIRO

DISCENTE: ANA CAROLINE SILVA CARNEIRO
DATA: 29/08/2024
LOCAL: On line

ETNOCURRÍCULO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA AMAZÔNIA: ler, ouvir e narrar com a Etnia Juruna da Aldeia Boa Vista

Etnocurrículo; Educação Escolar Indigena; Podcast; Pesquisa-formação.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Este estudo se insere no contexto da Educação Escolar Indígena, com ênfase no etnocurrículo. O objetivo geral é investigar como os professores indígenas e não indígenas vem trabalhando a língua materna (etnia Juruna) será é apenas na lingua materna no currículo da Educação Escolar Indigena, na EMEIF Indígena Francisca de Oliveira Lemos Juruna, localizada no Médio Xingu,na Aldeia Boa Vista - Km 17, Município de Vitória do Xingu-PA. Assim, o objeto de pesquisa entende que há necessidade de apoiar e incentivar o movimento pela retomada da língua materna dos povos juruna, em específico. Para tanto, será investigado como o currículo da educação escolar indígena tem sido implementado, levando em consideração as quatro línguas em foco: língua materna, língua portuguesa, língua inglesa e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Será dada ênfase na língua materna.A abordagem metodológica adotada será a "pesquisa-formação na cibercultura", conforme descrito por Santos (2019). Essa abordagem visa não apenas gerar conhecimento, mas também intervir no campo educacional, integrando a pesquisa com as práticas formativas. Serão desenvolvidos etnocurrículos mediados por etnomídias em colaboração com os professores responsáveis pela área de linguagens; tanto indígenas quanto não indígenas; e ainda, a professora da Sala de Leitura na verdade você vai trabalhar onde esse etnocurriculo atravessa, que desempenha um papel importante no impulsionamento de projetos voltados para essas línguas. Por meio desse estudo, espera-se contribuir para a preservação e retomada da língua materna do povo Juruna, além de promover uma educação mais inclusiva e sensível às especificidades culturais e linguísticas das comunidades indígenas.

Presidente - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Interno - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1258111 - RAQUEL DA SILVA LOPES
Externo à Instituição - PAULO DE TÁSSIO BORGES DA SILVA