Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANOELA LIMA DOS SANTOS

DISCENTE: EMANOELA LIMA DOS SANTOS
DATA: 28/08/2024
LOCAL: SALA DO PPEB_PLATAFORMA MEET

IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO E PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PA

Ensino médio. Práticas de Organização e Gestão. Formação humana integral.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante

A presente dissertação se insere na linha de pesquisa “Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica”, Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Tem como objetivo central a análise do processo de implementação da Reforma do Novo Ensino Médio, decorrente da Lei 13.415/2017, considerando as práticas de organização e gestão em uma escola do município de Altamira-Pará. Problematizamos sobre como a reforma do EM está sendo implementada em uma escola estadual, situada em um reassentamento Urbano Coletivo (RUC), na maior cidade em extensão territorial do Brasil, a partir das práticas de organização e gestão escolar, considerando possíveis contradições, no sentido se voltadas para o atendimento de processos formativos para o mercado ou a ele se contrapondo e com quais mediações. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, pautada no materialismo histórico-dialético, considerando às contradições capital e trabalho e as mediações estabelecidas. Realizaremos revisão bibliográfica e documental que objetiva a construção de conhecimentos prévios sobre o objeto pesquisado, à luz de autores como Motta e Frigotto (2017), Libâneo (2012), Kuenzer (2017), Frigotto (2023), dentre outros, com a finalidade de aprofundar os conhecimentos de forma crítica e criteriosa, a fim de responder à problemática. Pretendemos realizar entrevistas semiestruturadas, junto à equipe gestora da escola, sendo o gestor geral, gestor administrativo e pedagógico. A Análise de Conteúdo será utilizada para a análises das entrevistas, considerando as categorias (i) formação humana integral, (ii) formação para o mercado, (iii) práticas de gestão e organização, (iv) práticas de gestão e organização para além do mercado do trabalho. Contextualizaremos a discussão teórica com o marco legal da Constituição Federal 1998, LDB 9394/96, BNCC e documentos medida provisória (MP 746/2016), LEI 13.415/17 que norteiam o Novo Ensino Médio, diante das práticas de organização dos gestores e as contradições que permeiam o documento orientador para implementação do novo ensino médio SEDUC-PA, diante da Lei 13.415/17. No desenvolvimento da pesquisa, objetivamos três seções. Na primeira seção, com o título “Políticas públicas do ensino médio no Brasil e as Práticas de Organização de Gestão”, apresentaremos, mediante referencial teórico, o cenário atual das políticas públicas direcionadas ao ensino médio, entre os avanços e retrocessos na educação brasileira, além de discussões sobre a categoria organização e gestão; na segunda seção, intitulada “Os processos de concepção de formação humana subvertida na lei 13.415/17”, pretendemos apresentar uma discussão sobre a Lei, no que propõe em torno da formação humana integral e o que ocorre na prática, considerando discussões sobre trabalho prescrito e trabalho renormatizado; na terceira seção, denominada “As práticas de organização e gestão no ensino médio”, pretendemos apresentar as análises dos dados coletados nas entrevistas com o apoio dos estudos teóricos, bases legais, documentos norteadores e reflexões dos sujeitos da pesquisa, a fim de responder à problemática apresentada.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 2835103 - BENEDITA ALCIDEMA COELHO DOS SANTOS MAGALHAES
Externo à Instituição - SILVIA CRISTINA CONDE NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 18:32