Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX RAFAEL COSTA CABRAL

DISCENTE: ALEX RAFAEL COSTA CABRAL
DATA: 28/08/2024
LOCAL: Plataforma Zoom

A JUSTIÇA CURRICULAR NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) AO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Currículo; Ensino Médio

ÁREA: Educação

O presente relatório intitulado "A Justiça Curricular na Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ao currículo de uma escola pública de ensino médio" investiga quais são as implicações da justiça curricular na incorporação das TDICs ao currículo de uma instituição de ensino médio pública. A relevância desta pesquisa reside nos substanciais avanços na tecnologia educacional observados ao longo do tempo, embora muitos desafios persistam, especialmente no que diz respeito ao acesso equitativo das TDICs por parte dos alunos. Garantir que as ferramentas tecnológicas disponíveis atendam às necessidades educacionais é crucial para a educação pública. O problema de pesquisa centraliza-se na questão: "Como se dá a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) às práticas curriculares de uma escola pública de ensino médio?" O objetivo geral da pesquisa é compreender a integração das TICs nas práticas curriculares de uma escola pública de ensino médio. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos três objetivos específicos: verificar como as orientações curriculares do Ensino Médio abordam a disponibilidade e o acesso às TDICs; identificar os desafios enfrentados pelos docentes na integração das TDICs ao currículo do Ensino Médio; E mapear estratégias para a inclusão digital que garantam a disponibilidade e o acesso às ferramentas didáticas digitais entre os estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, conforme descrito por Creswell (2009), utilizando técnicas de coleta de dados como análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados será realizada por meio da análise temática de conteúdo, seguindo os procedimentos estabelecidos por Braun e Clarke (2006). Os resultados esperados incluem uma compreensão detalhada das orientações curriculares e das práticas docentes relativas ao uso das TDICs, além de um mapeamento das estratégias que podem ser implementadas para promover uma inclusão digital efetiva e equitativa no contexto escolar. Esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais que potencializem o uso das TDICs, promovendo uma educação de qualidade e inclusiva.

Presidente - 3171125 - WILLIAN LAZARETTI DA CONCEICAO
Interno - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Externo à Instituição - LUCIANO NASCIMENTO CORSINO
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 18:32