Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE CAROLINA CAMPELO DE OLIVEIRA

DISCENTE: ALICE CAROLINA CAMPELO DE OLIVEIRA
DATA: 27/08/2024
LOCAL: Campus Altamira

PRÁTICAS CURRICULARES DE UM DOCENTE SURDO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Práticas curriculares. Educação Especial. Surdo

ÁREA: Educação

A presente pesquisa insere-se na temática do currículo na educação especial e tem como objeto de estudo as práticas curriculares de um professor surdo vivenciadas na sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola da rede básica no município de Altamira-Pará. Em virtude das intensas lutas e disposições normativas, a presença de professores com deficiência tem sido uma realidade cada vez mais presente na educação superior e, ainda com menos intensidade, na educação básica. O ensino de Libras como componente curricular obrigatório aos alunos surdos é também fruto dessas políticas educacionais. Na educação especial, o desafio se torna ainda maior considerando as especificidades que perpassam o campo, na qual o docente precisa lidar não apenas com o processo educativo em si, mas também com os aspectos da interação e inter-relação com os alunos com deficiência. Sendo o professor também uma pessoa com deficiência, tem-se posto um duplo desafio uma vez que precisa lidar tanto com os obstáculos presentes na escola em relação a sua condição quanto em relação ao exercício da docência. Diante desse cenário, surge o seguinte questionamento: Como os professores com deficiência lidam com essas barreiras para organizar suas práticas curriculares? Outras indagações também surgem a partir dessa: Que conhecimentos são selecionados pelo professor surdo para o ensino de Libras no atendimento educacional especializado? E como o professor surdo organiza esses conhecimentos ao ensinar o idioma aos alunos surdos? Para que seja possível responder a essas perguntas, a pesquisa possui por objetivo geral analisar as práticas curriculares do professor surdo no ensino de Libras para crianças surdas. Esse estudo está em andamento, de modo que foi realizado inicialmente uma pesquisa exploratória, uma busca em lócus afim de obter dados empíricos e uma revisão de literatura utilizando os principais autores de referência do campo do currículo e práticas curriculares, dos Estudos Surdos e da educação especial.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAUJO MESQUITA
Interno - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Externo à Instituição - ELENY BRANDAO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 20:06