Banca de QUALIFICAÇÃO: SÔNIA MACIEL DA SILVA

DATA: 29/08/2024
LOCAL: Campus de Altamira

PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO NA/DA ESCOLA DO CAMPO

Práticas Curriculares. Alfabetização. Educação do Campo.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

Esta pesquisa apresenta como foco de estudo as práticas curriculares de alfabetização desenvolvidas no contexto do campo. Dessa maneira, as discussões apresentadas caracterizam a escola como espaço-tempo de vivência e de experiência social, cultural e intelectual. Um espaço no qual não se deve negar às comunidades que vivem e estudam no campo o direito ao conhecimento como mecanismo de reconhecimento e de fortalecimento das suas identidades e dos seus valores de acordo com os estudos desenvolvidos por Arroyo (2008, 2011, 2012) e Caldart (2003, 2009). Nessa perspectiva, a temática da alfabetização é defendida sob o prisma da suafunção como prática social, ancorando-se nos estudos desenvolvidos por Mortatti (2011, 2013), Soares (1985, 2000), Kramer (2019), Kleiman (2012). As concepções de currículo e de práticas curriculares trouxeram para o debate, evidências de que se faz necessário, no cenário educacional vigente, pensar no futuro de um novo currículo, para além do prescrito e das padronizações curriculares que possibilitem aos professores e aos alunos a construção do conhecimento e de uma escola que se movimenta para atender à sua diversidade social, econômica e cultural. À vista disso, esta pesquisa procurou responder a seguinte problemática: como uma professora que atua em turmas do ciclo de alfabetização em uma escola do campo localizada na PA-Transassurini - Ressaca - no Km 32, no Município de Altamira-PA, desenvolve suas práticas curriculares? Diante deste questionamento, o objetivo geral propõe analisar as práticas curriculares desta professora alfabetizadora, sob a perspectiva de buscar compreender, no contexto da prática, como acontece o processo de alfabetização das crianças. Para o alcance de tal objetivo, utilizamos como abordagem, a pesquisa qualitativa e o procedimento metodológico de estudo de caso, de acordo com os estudos de Yin (2010), Morgado (2016), André (2013), proposições teóricas fundamentais que embasaram o percurso metodológico da pesquisa realizada, considerando como finalidade principal o caráter interpretativo dado ao referido estudo, portanto, fundamentando e dando sentido às observações e às informações coletadas. Como técnica utilizada para análise dos dados constam as proposições de análise do conteúdo a partir dos estudos desenvolvidos por Bardin (2011). Como resultados preliminares a serem analisados, a pesquisa aponta através dos levantamentos iniciais, que a professora alfabetizadora, sujeito da pesquisa, desenvolve uma prática curricular para além da rigidez da estrutura organizacional da escola, o que nos remete considerar a relevância de se pautar o currículo nos espaços escolares não apenas como preocupação de selecionar os conteúdos a serem trabalhados pelos professores a partir de uma prescrição já definida em documentos oficiais orientadores, mas de oportunizar espaço-tempo de avaliação do que está posto e, principalmente, de construir outras possibilidades de construção coletiva do conhecimento.

Presidente - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAUJO MESQUITA
Externo ao Programa - 1258111 - RAQUEL DA SILVA LOPES
Externo à Instituição - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA