Professora Maria Annunciada Ramos Chaves: Contribuições para a história do brasil e ao ensino de história no contexto do nacional desenvolvimentismo.
História da Educação - Ensino de História – Annunciada Chaves – Nacional desenvolvimentismo
Esse estudo está inserido no campo de pesquisa da história da educação, no tema da história do ensino de história e atende a abordagem da história social inglesa, a partir de Thompson (1981) e Hobsbawm (1998). Considerando tal perspectiva sócio histórica da educação brasileira, esse estudo foi fundamentado no referencial teórico-metodológico de Circe Bittencourt (2009), Thais Nívia de Lima Fonseca (2006), Selva Guimaraes Fonseca (2008), Chervel (2002). Objetivando compreender a contribuição da professora Annunciada Chaves para a história do brasil e o ensino de história no contexto do nacional desenvolvimentismo, apresentar-se-á a conjuntura política, educacional, das concepções historiográficas e do ensino de história entre 1945 e 1964, buscando assim compreender os sentidos, as características, as mudanças, as permanências e o papel de formadora de sujeitos que a história assumiu no currículo escolar. Serão apresentados os traços da trajetória biográfica, acadêmica e profissional que incidiram no magistério da professora Annunciada Chaves. E tratar-se-á da discussão acerca das concepções historiográficas e de Ensino de história da professora Annunciada Chaves, a partir da tese "O açúcar na história do Brasil" apresentada ao concurso de professor catedrático do Colégio Estadual Paes de Carvalho. Estabeleceu-se como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica; pesquisa documental no arquivo do Colégio Estadual Paes de Carvalho e no acervo do Memorial do livro Moronguêtá; e no que se refere à análise das fontes documentais foi realizada a análise de conteúdo segundo Bardin (2011).