OS JOGOS ELETRÔNICOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: as contribuições dos jogos eletrônicos para as discussões das relações de gênero na Escola de Aplicação da UFPA
Jogos eletrônicos. Gênero. Currículo. Educação física.
Este trabalho de dissertação pretende analisar o potencial educativo dos jogos eletrônicos no currículo da Educação Física Escolar, promovendo a discussão de gênero e poder entre estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da Escola de Aplicação da UFPA (EA-UFPA). Temos como problema de pesquisa: qual a contribuição dos jogos eletrônicos no currículo da Educação Física Escolar e seu potencial educativo para a discussão das relações de gênero e de poder por estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da EA-UFPA? Para dar conta da questão central de nossa pesquisa, além do levantamento bibliográfico referente à temática, o qual compreende a discussão sobre o Jogo e sua abordagem conceitual contemporânea, bem como o Gênero como construção política, histórica e social, a etapa metodológica de coleta de dados terá por foco uma intervenção didática com o jogo Horizon zero Dawn, com vista à análise de como se manifesta a discussão de gênero e poder entre os estudantes do sétimo ano da EA-UFPA por meio deste jogo. Sendo assim, a pesquisa em questão tem por natureza a abordagem qualitativa na modalidade pesquisa-ação integral sistêmica, proposta por André Morin (2004). Além da intervenção didática, para coleta de dados utilizaremos questionário e grupo focal. Para análise dos dados, nos pautamos na análise de conteúdo de Bardin (2011).