: Inovação no currículo e nas práticas pedagógicas de professores de Educação Física da Escola de Aplicação da UFPA
Educação básica. Currículo. Educação física. Inovação pedagógica
Este trabalho tem por objetivo discutir a inovação na Educação Física escolar a partir da investigação e análise sobre inovação pedagógica no currículo e nas percepções de professores de Educação Física da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) em relação a suas práticas. O lócus de pesquisa compreende o nível de ensino básico da referida instituição federal. Os sujeitos são professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos. Caracteriza-se como estudo de caso, de abordagem qualitativa, abrangendo um percurso metodológico constante de duas fases. Na primeira, analisamos documentos da UFPA e EAUFPA, assim como o perfil curricular de Educação Física da EAUFPA. Com o objetivo de evidenciar como se orientam as duas instituições na perspectiva da inovação, observamos que a UFPA possui como um de seus objetivos institucionais e visão o estímulo à inovação e às práticas inovadoras, necessárias à produção do conhecimento na região amazônica. Enquanto unidade subordinada, a EAUFPA consequentemente destaca a inovação como um dos princípios que orienta as ações educativas almejadas pela escola, de forma histórica. Quanto ao currículo de Educação Física, observa-se certa aspiração inovadora em alguns de seus aspectos constituintes (como a forma de organização curricular por meio de temas geradores), bem como suscita o estímulo docente de busca à inovação pedagógica de suas práticas. Nessa direção, a fase metodológica subsequente compreende pesquisa de campo a ser realizada com professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos da EAUFPA por meio de entrevista semiestruturada. A análise do conteúdo das entrevistas permitirá tecermos argumentações voltadas ao modo como se manifesta os componentes da inovação pedagógica no componente curricular Educação Física dessa escola.