AÇÕES COLABORATIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL PAULO MARANHÃO
: Pesquisa colaborativa – Formação de Professores – Enfrentamento – Violência sexual contra crianças e adolescentes
Esta dissertação tem como tema o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e destacada a formação de professores na Escola Paulo Maranhão como objeto de estudo. A abordagem metodológica utilizada foi pautada no paradigma qualitativo, onde se lançou mão de momentos formativos de docentes, que foram impulsionados pela metodologia da Pesquisa Colaborativa. Para a coleta de dados foram utilizadas as seguintes técnicas: observação e grupo focal e os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. As questões de investigação que guiaram esse processo foram as seguintes: Quais ações de formação foram implementadas na Escola Estadual Paulo Maranhão para a promoção do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes a partir da realização desta pesquisa colaborativa?; Quais resultados essas ações de formação incentivadas pela pesquisa colaborativa alcançaram e Qual é a perspectiva de sustentabilidade do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na escola a partir da formação? Este processo investigativo impulsionou a reflexão da prática de professores para o enfrentamento a violência sexual pois, a partir dos conhecimentos científicos compartilhados durante as formações foram desmistificadas afirmações do senso comum do imaginário dos docentes, fazendo assim com que os professores possam elaborar ações de enfrentamento futuras. Porém, é importante destacar que para que essas práticas de enfrentamento da violência sexual possam ter sustentabilidade, é necessária que ações de suporte ao enfrentamento precisam ser constantes e pautadas por políticas públicas educacionais.