AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE DIFERENTES REDES DE ENSINO NO MUNICIPIO DE BELÉM/PA
Avaliação da Aprendizagem. Educação Especial. Instrumentos de Avaliação. Sala de Recursos Multifuncionais.
A presente dissertação de mestrado se insere na temática de Avaliação da Aprendizagem na Sala de Recursos Multifuncionais e tem por objeto de investigação os Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem utilizados nas SRMs de escolas públicas de diferentes redes de ensino do Município de Belém/PA. A avaliação do aluno com deficiência no contexto da SRM apresenta características complexas, em função da própria especificidade do atendimento e dos resquícios deixados pela perspectiva clínica. Diante desse desafio as redes de ensino tem se empenhado em construir mecanismos e instrumentos avaliativos que subsidiem tal processo. Nesse sentido, e de forma a conhecer as perspectivas avaliativas adotas nas redes de ensino de Belém esta pesquisa apresenta o seguinte problema: Os instrumentos de avaliação para diagnóstico e acompanhamento do aluno atendido na SRM revelam que perspectiva avaliativa para o AEE? A partir desta problemática, foi possível definir as seguintes questões norteadoras: 1) Quais instrumentos e critérios são adotados pelas diferentes redes de ensino para diagnóstico e acompanhamento do aluno atendido na SRM? 2) Que aproximações e distanciamentos há entre as perspectivas avaliativas evidenciadas nos instrumentos de avaliação? Diante das questões apresentadas, a pesquisa teve por objetivo geral: analisar as perspectivas avaliativas dos instrumentos de avaliação para diagnóstico e acompanhamento do aluno atendido nas SRMs de diferentes redes de ensino no Município de Belém/PA. Para alcançar os objetivos e responder aos problemas de investigação, a pesquisa se desenvolveu numa abordagem qualitativa, do tipo multicaso, a partir da análise dos instrumentos avaliativos utilizados pelos professores e, de maneira complementar a análise documental, utilizou-se a entrevista semiestruturada com 3 (três) professores das SRMs. Os dados coletados foram tratados por meio da análise do conteúdo. Como resultado, a pesquisa identificou que nas redes a avaliação atende duas finalidades, conforme prevê as políticas: primeiramente uma avaliação pedagógica inicial para o encaminhamento ao AEE e a construção do Plano Educacional Individualizado e a avaliação de acompanhamento no AEE. Este estudo evidenciou que a perspectiva avaliativa predominante na avaliação inicial tem a influência da psicopedagogia com o foco maior nos aspectos cognitivos do aluno e, durante o acompanhamento em AEE, à avaliação apresenta uma perspectiva processual, mas com o foco principalmente nas características da deficiência e dificuldades do aluno e no processo de alfabetização.