Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA DOS SANTOS GOMES

DISCENTE: MARILIA DOS SANTOS GOMES
DATA: 28/08/2024
LOCAL: Campus de Altamira

O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PA

Práticas Curriculares. Educação Infantil. Educação do Campo.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

A pesquisa aborda o currículo de Educação Infantil em uma escola do campo, no município de Altamira, estado do Pará; propõe como questionamento central, a seguinte indagação: como o currículo da Educação Infantil vem sendo desenvolvido na escola do campo e quais estratégias são adotadas pelas professoras que atuam nessa etapa para organizarem suas práticas curriculares? O objetivo do estudo é analisar os pressupostos teórico-práticos que embasam a organização e o desenvolvimento das práticas curriculares dos professores da Educação Infantil da Escola Girassol. A metodologia da pesquisa inclui uma abordagem qualitativa com estudo de caso, revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas com as professoras das turmas de Educação Infantil, observações in loco e análise de documentos escolares. A pesquisa apresenta como categorias: o currículo e as especificidades da infância; a Educação do Infantil e as práticas curriculares; a Educação do Campo e saberes socioculturais e identitário das crianças. A análise dos dados focaliza em uma descrição analítica e categorização das informações. Os resultados preliminares indicam a inexistência de um currículo específico para a Educação Infantil do campo, contudo, as professoras da escola do campo investigada buscam fazer as adaptações necessárias ao contexto social do espaço territorial em as crianças residem; percebe-se a necessidade de políticas educacionais que atendam as práticas educativas das crianças no âmbito da Educação Infantil, no sentido de promover práticas curriculares que valorizem a identidade cultural e social das crianças do campo.

Presidente - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Externo ao Programa - 3361518 - LEIA GONCALVES DE FREITAS
Externo à Instituição - JOSE CARLOS DE MELO
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 18:32