PRÁTICAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM/PA.
Prática curricular; alfabetização; Tanstorno do Espectro Autista.
Este estudo vincula-se a linha de pesquisa Currículo da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica, inserida na temática Currículo e Inclusão Escolar. Tem como objeto de estudo “As práticas curriculares na alfabetização do aluno com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em uma escola da rede municipal de ensino de Belém/PA”. Tem como objetivo geral compreender a organização das práticas curriculares na alfabetização do aluno com TEA no 3 º ano do ciclo I do ensino fundamental. No método, adotamos uma abordagem qualitativa; a participantes será a professora do 3 º ano do ciclo I do ensino fundamental; o lócus da pesquisa é uma turma de 3º ano do ciclo 1, de uma escola da rede municipal de ensino de Belém/PA; a pesquisa de campo se organiza em pesquisa exploratória e levantamento de campo. O levantamento de campo será realizada por meio de coleta de documentos, realização de entrevista do tipo semiestruturada e questionário sócio econômico. Os dados coletados serão analisados segundo análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa está em andamento, na fase exploratória. A pesquisa adotou os procedimentos éticos, foi autorizada pelo CEP via pela Plataforma Brasil