DISCURSOS E CONTEÚDOS ESCOLARES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO PARÁ (2021-2023)
Currículo; Novo Ensino Médio; Relações Étnico-Raciais.
O presente projeto de pesquisa tem como objetos de estudo os discursos e conteúdos escolares relacionados às questões étnico-raciais presentes nos documentos curriculares do ensino médio no Estado do Pará entre os anos de 2021-2023. É importante situar que o período demarcado diz respeito ao debate do Novo Ensino Médio (NEM) no Pará. Após a reforma no ano de 2017 a nível nacional, no ano de 2021 e os anos posteriores, a Secretaria de Educação do Estado do Pará lança uma série de documentos na tentativa de implementar o NEM no Estado. Nesse sentindo, a pesquisa possui como objetivo geral: analisar a presença e a abordagem dos discursos sobre as relações étnico-raciais, assim como os conteúdos referentes ao ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, nos documentos curriculares do ensino médio no Estado do Pará durante o período de 2021 a 2023. A metodologia adotada para a pesquisa é de cunho qualitativo e envolve a utilização da técnica de Pesquisa Documental para a coleta de dados, com foco nos documentos curriculares do ensino médio no Pará para o período mencionado. A Análise Crítica do Discurso proposta por van Dijk (2018) será aplicada para o tratamento do material coletado, permitindo uma análise aprofundada das representações discursivas presentes nos documentos. Além disso, adotamos como principais referenciais teóricos Goodson (2018), Sacristán (2017) e Pacheco (2000; 2002).